domingo, 4 de março de 2007

Síntese

Inicialmente o texto nos mostra em que consiste as transformações técnico-ciêntíficas. É percebido que as mesmas interferem diretamente nas mudanças em todos os setores da vida humana, social, político, econômica e outros, provocando alterações até em nossas necessidades, e toda essa mudança produz efeitos positivos e negativos para a sociedade.
Uma fazenda com tecnologia de ponta acaba por demitir funcionários resultando em muitos desempregos. Os pontos positivos geralmente favorecem a classe detentora do poder, pois os estudos, pesquisas e o desenvolvimento das ciências são em sua grande maioria para atender aos seus interesses.
De acordo com alguns autores considera-se que a primeira Revolução Ciêntífica ocorreu na primeira Revolução Industrial, na qual utilizou-se energia à vapor, já a segunda Revolução Ciêntífica na segunda Revolução Industrial utilizando-se de energia elétrica e na terceira Revolução Industrial desponta a energia termonuclear, que juntamente com a microbiologia e a microeletrônica formam a tríade revolucionária, na qual esta última interfere na agricultura, indústria e comércio, incisivamente.
Há destaque para a revolução informacional que estabelece um mundo interconectado e pequeno, dando idéia de uma aldeia global, encurtando distância e possibilitando maior velocidade na propagação da informação, e apesar de grande expansão, há tamanha exclusão digital e de acesso a informações.
Tanta tecnologia e desenvolvimento acabam por provocar individualização pois se instalam num universo segmentado e complexo, que possue interesse de produzir monopólio do pensamento e doutrinação das massas.
É interessante observar o termo globalização que nos permite ter a ilusão de um mundo integrado, e que na verdade procura unificar mercados, que se dispersam impondo a lógica da exclusão. E foi nesse enredo que surgiu o neoliberalismo de mercado, propiciando um poder mais articulado e concentrado que controla a nova ordem mundial, fazendo com que impere os interesses da classe privilegiada. "O poder decisório do capital transnacional não é desconcentrado e desarticulado, como pode parecer em um primeiro momento; ao contrário, é cada vez mais articulado e concentrado." (página 81)


Referência bibliográfica:

LÍBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra
Educação escolar: políticas, estruturas e organização. In: As transformações técnico-ciêntíficas, econômicas e políticas. São Paulo: Cortez, 2003.

Um comentário:

Politicas educacionais disse...

Muito Bem!

Para refletir:
Cuidado para não cair na tentação do determinismo tecnológico, ou seja, determinar a tecnolgia como causa para os males da sociedade, o problema é mais complexo.

Atividades:
Elaborar duas paráfrase (Desenvolvimento de um texto sem alteração das idéias originais)sobre o que vocês acabaram de escrever (dois parágrafos).
oK!